<$BlogRSDURL$>
Alma de um VagaMundo

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Bremen 



Hoje desafio-vos a viajar até a uma das mais agradáveis e emblemáticas cidades históricas do Noroeste Alemão. Falo de Bremen, a cidade dos famosos Músicos dos Irmãos Grimm e patrimônio mundial da UNESCO. A maneira mais fácil de chegarem até lá será apanharem um voo internacional até Hamburg, que fica a apenas 1 hora de distância de Bremen (boas e frequentes ligações de comboios rápidos, IC e ICE).

Bremen é, a par de Hamburg e Berlin, uma das cidades estado alemãs e é conhecida por ser uma cidade com várias faces. Do histórico centro à modernidade do Universum Science Center, encontramos um pouco de tudo nesta cidade.



No centro de Bremen o destaque vai quase por inteiro para o seu Marktplatz, que é seguramente um dos mais impressionantes de toda a Alemanha. Nele se destaca a Rathaus (Câmara) com o seu estilo renascentista, lugar esse que merece uma visita ao seu interior (usualmente tem interessantes exposições de arte em exibição). Depois é sentarem-se na enorme praça e sentirem o espirito da cidade. Recomendo que comprem uma Bratwurst no Stockingher, mesmo ao lado da Rathaus, e se sentem um pouco pelas arcadas, como fazem os nativos. Como alternativa vão até à Brauerei da Becks e bebam na origem uma boa cerveja enquanto descansam as pernas numa das simpáticas esplanadas.



Já mais compostos, é hora de se dirigirem para o lado oeste da Rathaus e irem dar uma olhadela na pequena, mas bonita, estatua dos Músicos de Bremen (composição da banda: burro, cão, gato e um galo), do famoso conto dos Irmãos Grimm ( mundialmente contado a milhares de crianças antes de irem para a cama). Reza a lenda que dá sorte tocar na perna do burrito, por isso não se façam de rogados e toca de apalpar o animal. O que muitos não sabem é que a historia hoje celebrizada pelos irmãos Grimm já data do Séc. XIV e tem como moral o seguinte: com solidariedade o mais fraco pode ser o vencedor. Sempre actual! Aproveitem e comprem o conto para o lerem mais tarde à criançada.



Ainda no Marktplatz proponho que vão dizer “Hallo” ao homem mais alto de Bremen, ou seja ao freund Roland, a estatua que desde o Séc. XV simboliza a liberdade dos habitantes da cidade. Conta a lenda que se o Roland for destruído Bremen estará em perigo. Lenda ou não o que é certo é que os nativos a levam a serio ao ponto de, durante a Segunda Guerra Mundial, o terem guardado num cofre de segurança máxima. Ainda bem para nós que visitamos a cidade, pois é bonito de se ver.

Mesmo ao lado podem visitar uma das mais antigas e bonitas catedrais alemãs, a Bremer Dom, construída em 1041 e onde podemos apreciar um estilo Gótico primário.



Mas existe muito mais para ver em Bremen do que apenas o seu impressionante Marktplatz. A sul do mesmo vão encontrar uma rua, que é per si uma obra de arte. Estou a falar-vos da Boettcherstrasse, rua que representa a arquitectura típica do Norte da Alemanha e que é “casa” de imensos museus, galerias, lojas e restaurantes. Uma rua bastante animada e onde ainda podem ver retratos dos mais famosos homens que cruzaram o Oceano Atlântico num painel rotativo algures por lá (como por exemplo Columbus e Lindbergh). É um bom local para se tomar uma refeição com qualidade.



De seguida rumem até ao extremo este da cidade até ao antigo bairro Schnoor. Durante séculos este foi a casa dos pescadores, barqueiros e comerciantes. Hoje é um local onde podem encontrar encantadoras ruelas e muita animação. Um bairro com uma atmosfera muito especial.



Ainda tempo para irem até a um dos mais simpáticos jardins da cidade e verem in loco um moinho de vento de outros tempos ou rumarem até às margens do rio Weser e vagabundearem pelo Promenade de Schlachte.



Com a noite a cair nada como ir visitar o já mencionado Universum. Uma experiência excepcional que vos permitirá compreender vários aspectos da ciência de uma forma divertida.

Para terminar quero apenas referir que Bremen tem ainda mais encanto na Primavera, altura em que as ruas da cidade se transformam num autentico mercado de flores, com destaque natural para as tulipas (influencias da vizinha Holanda). Vale a pena confirmar!

A. Narciso @ sexta-feira, dezembro 17, 2004

| top |

2004 by Alexandre Narciso

Powered by Blogger.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.

referer referrer referers referrers http_referer